Com entrada gratuita, a partir deste sábado, o Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, OAPES, órgão da Secretaria Municipal de Educação, SME, dá início à temporada de observações daquele que é conhecido como “a maravilha do sistema solar”, “a mais bela flor do jardim celeste” ou “o senhor dos anéis”.
Conhecido e reverenciado desde a remota antigüidade pelos babilônicos no século VII a. C., transformou-se em um dos deuses do panteão grego-romano como o ‘senhor do tempo’ representado por um velho empunhando uma foice. Na Roma Antiga realizavam-se as Saturnais, festa durante todo o mês de dezembro em honra a Saturno.
Quem já viu pôde conferir: por mais bonita que seja uma fotografia, nada substitui uma observação ao vivo através do telescópio. É uma experiência mágica que arranca exclamações e muitas vezes emociona. E são as crianças que mais se entusiasmam.
A observação detalhada do planeta requer instrumentos de porte médio e grandes. As efemérides astronômicas assinalam que em outubro irá ocorrer a inclinação máxima do sistema de anéis em relação à Terra ou seja, 26,9º, permitindo visualizar o hemisfério norte. A oportunidade, portanto, este ano é única! Em contrapartida, em março de 2025 irá acontecer o contrário: os anéis estarão sendo vistos de perfil, como se estivessem desaparecidos!
UM GIGANTE GASOSO
O segundo maior planeta do sistema solar é também o mais gasoso. Se a densidade da Terra em relação a água é de 5.56, a de Saturno é 0.67 (densidade da cortiça) donde se conclui que o planeta acha-se em estado ígneo-gasoso e com uma densidade tal que se colocado em um imenso
oceano ele boiaria! O gigante gasoso marca o limite dos planetas visível a olho nu, situado a uma distância média de 1.350.000.000 km. A essa distância a luz percorrendo 300.000 km/s, necessita 67 minutos a atingir nossa retina. É bom lembrar desse detalhe quando observar o planeta e recordar que um engenho espacial, a sonda espacial Cassini/Huygens
ançada em 15/10/1997 somente chegou a Saturno em 1º/07/2004! Praticamente 7 anos! Após ter estudado o planeta por 13 anos, em 15 de setembro próximo deve ingressar na atmosfera do planeta encerrando uma missão coroada de êxitos.
SERVIÇO
Visto a olho nu a leste com uma tonalidade amarelada na constelação do Sagitário, ele poderá ser observado durante toda a noite e assim ficará visível por vários meses. A maior aproximação à Terra irá acontecer no próximo dia 15. Com entrada gratuita, o OAPES abre a visitação pública
todos os sábados das 18h30 ás 21h30. As observações de Saturno começam às 20h30, mas antes disso estará acontecendo observação do planeta Júpiter e objetos siderais notáveis como a “Caixa de Jóias” na constelação do Cruzeiro do Sul. Com amplo estacionamento, o OAPES está situado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, SP 127, que liga Piracicaba a Rio Claro.
Nelson Travnik, astrônomo diretor do OAPES e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário