Este ano o curso será realizado dias 11, 18 e 25 de abril e 9 e 16 de maio. São cinco aulas de 2 horas, totalizando 10 horas. Sempre aos sábados das 17h00 às 19h00. As inscrições são gratuitas, ao final é fornecido um Certificado de Participação e elas terão inicio no dia 15 de março. São 40 vagas. As inscrições podem ser feitas no telef. 19-3413.0990, terças e quintas das 09h00 às 11h00 e pelo e-mail : nelson-travnik@hotmail.com .O Observatório fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro que liga Piracicaba a Rio Claro. Há placas indicativas e amplo estacionamento. Este curso destina-se somente a professores. Em setembro será realizado outro curso aberto aos interessados acima de 15 anos. O curso será ministrado pelo astrônomo Nelson Travnik.
REFLEXÃO SOBRE A METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
O homem já pisou na Lua enquanto a maioria das pessoas nem sequer sabem se situar no planeta em que vivem. Não conhecem o chão em que pisam e muito menos o céu que os envolvem. Um dos papeis mais importantes da astronomia é justamente promover uma reflexão nas metodologias, nos currículos escolares, nas práticas pedagógicas e na utilização de recursos diversos. Em nosso sistema educacional os conteúdos precisam ser reformulados. É imprescindível educação de qualidade.
A avidez dos alunos por temas espaciais presentes na mídia, feiras de ciências, filmes e até em jogos eletrônicos, torna a astronomia uma área privilegiada para motivação em temas conexos como matemática, física, geografia, meio ambiente e ciências atmosféricas entre outras. Ela é geradora de um fascínio que nenhuma outra ciência proporciona.
As pesquisas indicam que a problemática no ensino de ciências é um reflexo da formação inicial dos professores. Não são contemplados adequadamente à inclusão de conteúdos conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica.
O que fazer? A melhor ferramenta para aquisição de conhecimentos é a participação em cursos e seminários, evitando assim constrangimento na sala de aula diante das freqüentes perguntas dos alunos que hoje, mercê os meios de comunicação, querem saber respostas e explicações do que se passa em seu mundo e no espaço.
No Brasil são poucas as cidades que contam com órgãos especializados que se dedicam a fornecer aos professores cursos e seminários sobre as questões acima. Piracicaba através do seu Observatório Astronômico tem ajudado os professores nesse sentido. Anualmente oferece o curso “Metodologia no Ensino da Astronomia” abrangendo também a área espacial que nos dias atuais é imprescindível a humanidade. Noticias sobre as atividades do Observatório estão no blog: http://observatoriopiracicaba.blogspot.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário